[Dica] Gerenciamento de senhas de servidores no Smartphone, Android e PC

Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux6 para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.7
Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias.8 utilizado por vários fabricantes de celulares como: HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e recentemente a Positivo Informática.
Avatar do usuário
tacioandrade
Administrator
Administrator
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Jun 2013 22:03
Localização: Vitória da Conquista - Ba
Idade: 34
Contato:
Status: Offline

[Dica] Gerenciamento de senhas de servidores no Smartphone, Android e PC

Mensagem por tacioandrade »

Olá a todos.

Meu nome é Tácio Andrade e sou administrador de redes e sistemas. Antigamente, eu administrava uma quantidade muito restrita de servidores, apenas 3 ou 4 e, geralmente, colocava a mesma senha neles.

Após um pequeno incidente (um estagiário que precisava acessar um servidor, fez acesso a outro e acabou gerando um problema, porém, não vem ao caso), percebi que isso realmente é uma péssima prática, como sempre vemos em fóruns e artigos da área.

Porém, imagine uma coisa, nos dias de hoje lembrar onde colocou a carteira já é um problema, imagine lembrar o nome de usuário e senha de vários servidores, sites, e-mails, senhas de banco etc, para isso existem diversas soluções, e uma das melhores opções que temos no mercado é o KeePass.

O KeePass é um software de gerenciamento de senhas open source e multi plataforma (essas duas palavras já me fazem falar bem dele), porém, não só isso, ele é extremamente seguro, trabalha com algoritmos de criptografia de alto nível (como AES 256 e Twofish), tem suporte a diversas extensões que nos ajudam em alguns trabalhos etc.

Este software tem uma versão para Android que é chamada KeePassDroid e é completamente gratuito na Play Store e pode ser baixado em: https://play.google.com/store/apps/deta ... id.keepass

Como esse sub forum é para Android, vou deixar apenas aqui, porem caso queiram saber como instalar no Linux também, podem acessar o meu outro artigo no Viva o Linux: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ger ... o-KeePass/ que fala sobre o assunto e fazer uso do dropbox ou outra solução de nuvem para manter sempre o banco de dados atualizados em qualquer que seja o local onde está acessando.

Espero que essa dica ajude a mais usuários. =D



Att. Tácio Andrade.



Pagcont
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Set 2020 18:09
Status: Offline

Re: [Dica] Gerenciamento de senhas de servidores no Smartphone, Android e PC

Mensagem por Pagcont »

Excelente ajuda, amigo. Certamente, às vezes não sabemos onde colocamos nossos pertences, a menos que nos lembraremos de usuários e senhas, então este aplicativo é perfeito. No meu caso, o que sempre esqueço é de pagar minha conta de luz, então aproveito aplicativos como o RecargaPay que me permitem dividir a conta de luz Cemig em até 12x, para poder sair do meu débito.

Sem dúvida, os aplicativos chegaram para resolver muito a nossa vida.

Responder

Voltar para “Android”