[Dica] Tutorial – Calibrando a Bateria do seu Android

Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux6 para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.7
Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias.8 utilizado por vários fabricantes de celulares como: HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e recentemente a Positivo Informática.
Avatar do usuário
Elton
Administrator
Administrator
Mensagens: 1259
Registrado em: 10 Jun 2013 12:44
Status: Offline

[Dica] Tutorial – Calibrando a Bateria do seu Android

Mensagem por Elton »

Imagem]

Vou ensinar maneira correta de calibrar a bateria do seu android deixando-a mais duradoura com a sua capacidade total


(Conheça sobre as baterias de ions de lítio que são usados nos smartphones android)
Todas as baterias avançadas de ions de lítio (as utilizadas em aparelhos hi-tech) contêm um pequeno chip controlador que mede a capacidade de carga das células num determinado instante. Porém, com o tempo, se a bateria carregada, por exemplo, sempre acima dos 20%, existe 20% da bateria que nunca chega a ser “vista” por esse chip controlador.
Devido à natureza química das células de iões de lítio, estas perdem a capacidade de reter carga mesmo sem ser usadas. Então, se essas células correspondentes aos 20%, que não chegam a ser exercitadas perderem, digamos, 5% em 6 meses, o controlador não vai saber que em vez de 20% de carga útil, essas células só têm 15%. Nesse caso, o controlador reportará sempre a capacidade que sabia na altura da última vez que “passou os olhos” nessa parte da bateria.
Ao realizar um ciclo de descarga completo, a bateria é obrigada a utilizar toda a capacidade disponível e o sensor vai detectar toda a carga útil que está efectivamente armazenada. Se chegar aos 5%, na realidade só terá mais uns pózinhos de carga, porque esses 5% já são considerados inutilizados e então o sensor como não detecta mais carga daí em diante, actualiza o valor total da capacidade para reflectir que naquela zona da bateria deverá ser mostrado 0% e não 5%.
Realizar um procedimento de calibração da bateria, de facto calibra o sensor da bateria para ele reportar o valor real. Obrigar a bateria a circular todos os iões de lítio disponíveis enquanto esta operação é monitorizada pelo sensor, vai fazer com que este último fique com a real percepção do valor total que a bateria contém no momento.
Concluindo, pode-se afirmar que as regras de manutenção das baterias dos portáteis são aplicadas aos smartphones e às suas baterias de iões de lítio (Li-ion) e polímeros de lítio (Li-Pol), uma vez que a tecnologia por detrás destas é comum: células que guardam carga, monitorizadas por um chip controlador. E quem reporta o valor restante da bateria é o próprio controlador embutido na bateria e não um ficheiro presente no sistema operativo. Se o hardware do “Smartphone Android” fosse colocado a servir um outro sistema operativo, o valor reportado de carga seria o mesmo.

Imagem

Vamos ao tutorial:
Como fazer uma calibração

1.(descarga total)
O método mais correcto para fazer uma descarga total (100% até um mínimo de 5%) consiste no seguinte procedimento:

2.Carregar a bateria totalmente até ao máximo da sua capacidade (100%);
Deixar a bateria “repousar” conctado no carregar no estado de totalmente carregada durante 2 horas ou mais a fim de esta poder arrefecer do processo de carregamento. Pode usar o celular normalmente durante este período,com o carregador conectado.

3.Desconectar o cabo de alimentação e utilize o smartphone até o sistema android se desligar por conta.
Quando o smarphone desligar por completo, deixar desligado por 5 horas ou mais;

4.Ligue o smarphone à corrente para fazer um carregamento ininterrupto até ao máximo da sua capacidade (100%). Pode usar o aparelho normalmente durante este período.

Imagem

Muitas pessoas tendem a pensar “Se calibrar dá maior nível de desgaste, então é uma coisa má”. É um pensamento errado porque,a calibração serve para que a bateria relate a verdadeira capacidade que pode reter maior duração. A calibração tem o objectivos de evitar surpresas como, por exemplo ficar com a falsa impressão de que a tua bateria está durando menos ou teu smarphone está consumindo mais.

Imagem

Imagem


fonte: http://www.baixarapk.com.br/2013/06/tut ... droid.html

abraços


"Colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos ..."

Avatar do usuário
dougsky
Administrator
Administrator
Mensagens: 223
Registrado em: 10 Jun 2013 12:44
Localização: Lagoa Santa - MG
Idade: 46
Status: Offline

Re:[Dica] Tutorial – Calibrando a Bateria do seu Android

Mensagem por dougsky »

testando...

Responder

Voltar para “Android”