[Tutorial] Configurando um servidor de arquivos com Zentyal

Avatar do usuário
Elton
Administrator
Administrator
Mensagens: 1259
Registrado em: 10 Jun 2013 12:44
Status: Offline

[Tutorial] Configurando um servidor de arquivos com Zentyal

Mensagem por Elton »

Uma vez que o compartilhamento de arquivos módulo está habilitado (ou como um controlador de domínio ou como um controlador de domínio adicional ), o servidor pode atuar como um servidor de arquivos SMB / CIFS.

Por padrão, cada usuário LDAP tem um pessoal / home / <username> diretório no servidor. Se o compartilhamento de arquivos módulo está ativo este diretório será acessível para o usuário específico (e somente para o usuário) através de SMB / CIFS. Além disso, se a máquina cliente Windows está associada ao domínio desse diretório será montado automaticamente como unidade H: .

Para criar um diretório compartilhado, use Sharing ‣ Geral Arquivo , guia Ações e clique em Adicionar novo .

Imagem

Ativado :
Deixe-se verificado este diretório precisa ser compartilhado. Desativar para impedir a partilha.
Nome do compartilhamento :
O nome do diretório compartilhado.
Compartilhar caminho :
O caminho do diretório a ser compartilhado. Você pode criar um sub-diretório dentro do diretório específico Zentyal / home / samba / ações , ou usar um caminho do sistema de arquivos existente selecionando filesystem .
Comentário :
Uma descrição mais detalhada do diretório compartilhado simplifica o gerenciamento de ativos compartilhados.
Acesso para convidados :
Habilitar esta opção permite que um diretório compartilhado para ser acessível sem autenticação. Quaisquer outras configurações de acesso serão ignorados.

Imagem

Diretórios compartilhados podem ser editadas usando controle de acesso . Ao clicar em Add new , você pode atribuir ler, ler / escrever ou permissões de administração a um usuário ou grupo. Se um usuário é um administrador do diretório compartilhado, ele / ela pode ler, escrever e apagar todos os arquivos do usuário dentro desse diretório.

Imagem

Se você deseja armazenar os arquivos apagados em um diretório especial chamado RecycleBin , você pode verificar a lixeira Ativar caixa usando ‣ Geral compartilhamento de arquivos , lixeira guia. Se você não quer usar isso para todos os recursos compartilhados, adicione exceções usando recursos excluídos da Lixeira . Outras configurações padrão para esta função, como o nome do diretório, pode ser modificada usando o arquivo / etc / Zentyal / samba.conf .

Imagem

Usando o compartilhamento de arquivos ‣ Geral , Antivírus guia, verificação de vírus de recursos compartilhados pode ser ativado e desativado. Excepções também podem ser definidos onde a verificação de vírus não é necessária. Para usar este recurso o Zentyal antivírus módulo deve ser instalado e ativado.

Imagem

Se um vírus for detectado nas ações configuradas, o arquivo será movido para uma pasta especial de quarentena / var / lib / Zentyal / quarentena . Este comportamento impede a propagação do malware entre os usuários, mas o administrador do sistema ainda será capaz de inspecionar o arquivo (às vezes o malware é incorporado aos arquivos úteis, como macros da planilha)

Imagem

SMB / CIFS é um protocolo muito comum que pode ser usado nativamente em qualquer cliente do Windows, a maioria dos sabores de Linux (usando o gerenciador de arquivos Nautilus, por exemplo), e utilizar aplicações externas, também no Android e iOS.

Além disso, o compartilhamento de arquivos daemon é totalmente integrado com o Kerberos subsytem (Veja Sistema de autenticação Kerberos abaixo), o que significa que se o seu cliente está associado ao domínio ou adquiriu o Kerberos TGT por outros meios, a ACL explicado acima com ser honrado sem qualquer intervenção do usuário.


abraços  ;)


Fonte: http://doc.zentyal.org/3.2/en/filesharing.html


"Colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos ..."

Voltar para “Zentyal”