[Dica] Proibindo a atualização de drivers de dispositivos Windows 10

Softwares e utilitários para Microsoft Windows, dicas, tutorias, configurações.
Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

[Dica] Proibindo a atualização de drivers de dispositivos Windows 10

Mensagem por marceloleaes »

Você pode interromper as atualizações automáticas de driver para um dispositivo específico no Windows 10. Por exemplo, você está usando algum tipo de driver de placa de vídeo antigo (mas estável) que para de funcionar corretamente após cada atualização automática de driver. Você deseja que todos os drivers do computador sejam atualizados automaticamente, exceto o driver de um dispositivo específico (sua placa de vídeo).
A Microsoft sugere o uso de uma ferramenta wushowhide.diagcab que permite ocultar atualizações ou drivers específicos no Windows 10.

Download: http://download.microsoft.com/download/f/2/2/f22d5fdb-59cd-4275-8c95-1be17bf70b21/wushowhide.diagcab
Print01.jpg

Depois disso, os drivers selecionados não serão atualizados manualmente pelo Windows

Existe também a possibilidade de negar através de GPO, de maneira centralizada e muito mais eficiente.
Abra o snap-in do gerenciador de dispositivos devmgmt.msc. Na lista de hardware, encontre o dispositivo que você precisa e abra suas propriedades. Vá para a guia Detalhes e selecione "IDs de hardware" na lista suspensa. Copie os valores dos identificadores de hardware associados ao dispositivo (no formato PCI \ VEN_15AD & DEV_….) no notepad por exemplo...
Print02.jpg

No editor de diretiva de grupo gpedit.msc para computador local ou gpmc.msc para estações de trabalho de domínio, vá para a seção Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> Sistema -> Instalação do Dispositivo -> Restrições à Instalação do Dispositivo. Habilite a política "Impedir a instalação de dispositivos que correspondam a qualquer um desses IDs de dispositivo"
Clique no botão "Mostrar" nas configurações da política e copie os IDs da placa gráfica que você recebeu anteriormente na tabela de valores. Salve as alterações e atualize a configuração de políticas de grupo no cliente com o comando: gpupdate / force
Print03.jpg

Agora, se o computador receber e baixar atualizações de drivers para esses dispositivos através do Windows Update, uma mensagem de erro será exibida durante a instalação automática (a instalação deste dispositivo é proibida pela política do sistema. Entre em contato com o administrador do sistema).

Print04.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Voltar para “Softwares Windows”