[Dica] Rodando softwares legados usando o Runas do Windows7

Softwares e utilitários para Microsoft Windows, dicas, tutorias, configurações.
Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

[Dica] Rodando softwares legados usando o Runas do Windows7

Mensagem por marceloleaes »

Bom, diversos softwares escritos em Visual Basic ou demais linguagens muitas vezes apresentam grandes obstáculos para serem implantados em um ambiente com Windows 7. Geralmente por precisar de permissões constantes na pasta system32 ou mesmo registro, ou unidade C:\ , os Administradores acabam colocando o usuário do dominio como Administrador LOCAL nas estações de trabalho, ou inventando GPO's para alterar permissões no sistema operacional, e ambas, geralmente causam desastres nas estações devido aos privilégios elevados liberados nas mãos dos usuários. Para contornar estes problemas podemos utilizar o Runas, que é uma aplicação nativa do Windows que "alterna" para um novo usuário ( neste caso, um Administrador ) e executa o software com as permissões do mesmo. Isto transparente ao usuário é claro. Segue um exemplo:
RUNAS /user:CONTOSO\Erpadmin /savecred "\\FILESERVER\ERP\SoftwareXyz.exe"
Neste comando chamamos o runas com o usuário Erpadmin, que é um usuário Administrador do dominio para executar a aplicação dentro do compartilhamento da rede. Perceba que usamos o parâmetro /savecred que nos permite salvar a senha deste usuário evitando termos que autenticar novamente toda vez que executar a linha de comando. Com esta simples linha, você pode usar o aplicativo SoftwareZyz.exe com privilégios de Administrador, mantendo o usuário logado na máquina com privilégios de usuário comum ;D

Lembrando que o /savecred guarda a senha no gerenciador de credenciais do Windows de forma criptografada, e ninguem terá acesso a senha do usuário Erpadmin.

Bom proveito !  ::)


"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

Voltar para “Softwares Windows”