[Tutorial] Configurando o NFS do freeNAS para receber backups do Xenserver

Citrix XenServer
Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

[Tutorial] Configurando o NFS do freeNAS para receber backups do Xenserver

Mensagem por marceloleaes »

Imagem

Segue pequeno tutorial para deixar o serviço de NFS do freeNAS funcional para receber backups do Xen  ;)

1 - Configurando o serviço

Navegue até a aba Services e depois na opção NFS e habilite a opção "Allow non-root mount"

Imagem

2 - Criando um share NFS

Navegue até a aba Sharing , Unix NFS Shares e clique em Add Unix NFS Share , nesta tela informe qual hosts ou redes terão permissão para acessar este compartilhamento. Previamente vocẽ deve possuir um volume já configurado no freenas , caso não queira deixar "solto" na raiz do volume antes crie uma pasta via compartilhamento CIFS, vocẽ pode utilizar os dois serviços sem problema algum.

Imagem

Após confirmar ele vai perguntar se você já deseja subir o serviço, diga que sim

Imagem

3 - Montando o share no Xenserver

Acesse o Xen por SSH e vamos criar o diretório padrão para a montagem do compartilhamento e rodar o comando para monta-lo.

Código: Selecionar todos

mkdir /mnt/backups
mount -o tcp hostnamedofreenas.dominio.local:/mnt/volumezfs/diretorio /mnt/backups
Pronto, já podemos agendar nosso script de backup  ;D

Caso deseje deixar montando através do fstab é só inserir a linha:

Código: Selecionar todos

hostnamedofreenas.dominio.local:/mnt/volumezfs/diretorio   /mnt/backups   nfs    rsize=8192,wsize=8192,timeo=14,intr,tcp
Bom proveito !
Editado pela última vez por marceloleaes em 22 Jul 2014 12:30, em um total de 1 vez.


"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

Avatar do usuário
leandro.cunha
Global Moderator
Global Moderator
Mensagens: 66
Registrado em: 10 Jun 2013 12:43
Localização: São Paulo
Contato:
Status: Offline

Re:[Tutorial] Configurando o NFS do freeNAS para receber backups do Xenserver

Mensagem por leandro.cunha »

Bom dia Marcelo

ótimo tutorial, umas das funções bastante utilizadas pelo freenas, eu tenho ele com discos fazendo iSCSI para host Hyper-V e Hyper-V Server 2012 e funciona que eh uma beleza

Muito bom

Grande Abraço

Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

Re:[Tutorial] Configurando o NFS do freeNAS para receber backups do Xenserver

Mensagem por marceloleaes »

Eu tenho um cluster de 4 máquinas com Xen rodando em cima do freeNAS em testes mas ainda não me senti seguro de colocar em um ambiente de produção.

Talvez nem coloque, a diferença de uma controladora iscsi nativa no host conectada a um storage e o iscsi por lvm do freenas é gigantesca, se perde muita performance....

Para hospedar um vhd, isos, ou mesmo com finalidade backup eu recomendo , atende super bem  ;)
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

Responder

Voltar para “XenServer”