[DICA]Guia de Comandos GNU/Linux

Tutorias diversos sobre serviços e aplicações em servidores Linux
Avatar do usuário
dougsky
Administrator
Administrator
Mensagens: 223
Registrado em: 10 Jun 2013 12:44
Localização: Lagoa Santa - MG
Idade: 46
Status: Offline

[DICA]Guia de Comandos GNU/Linux

Mensagem por dougsky »

Imagem

É muito legal usarmos nossas distribuições Linux, concorda? É muito bacana estar numa roda de amigos (que não usam Linux) e poder apresentar pra eles as facilidades e maravilhas do nosso mundo, assim como é muito mais legal estar numa roda de “Linuxers” e poder compartilhar conhecimento e experiências.

Se você é um usuário novo, ou mesmo um usuário experiente, deve ter em mente que, apesar das facilidades que temos através dos ambientes gráficos a verdadeira flexibilidade e a gama de opções de uso do nosso Sistema Operacional estão “mais em baixo”; na nossa boa e velha “Tela Preta” (conheça aqui os nomes dados a tela preta e o que eles representam em sistemas linux).

Sim, eu sei, muita gente tem medo ou no mínimo horror ao terminal. Porém para administramos bem nosso sistema precisamos conhecer os principais comandos de terminal Linux. Isso não é pra você se achar “o cara” do terminal, mas também é pra te ajudar a se safar bem na hora dos sufocos.

Pra isso, nós preparamos um Guia de Comandos GNU/Linux (tomando como base este artigo), afim de servir de guia de consulta rápida nos diversos cenários que você poderá encontrar

[glow=red,2,300]https://docs.google.com/document/d/15Rl ... iddOQ/edit[/glow]

Blog Seja Livre
sejalivre.org
Creative Commons 3.0
Autorizada a reprodução, desde que citada a fonte



Voltar para “Tutoriais”