[Ajuda] Algumas Duvidas - 1a Instalacao.

Citrix XenServer
brassup
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Ago 2014 21:33
Status: Offline

[Ajuda] Algumas Duvidas - 1a Instalacao.

Mensagem por brassup »

boa noite a todos
Este é o 1o. contato e Projeto com com Xen, Estou um tanto quanto receoso, quem puder esclarecer desde já agradeço.

Montei Xen 6.2 em um Dell t110, 5rede, 2gb Ram, 2 HD sata 500gb sem Raid. - Virtualizado 2 Pfsense c/256ram e 2003 server 512ram
Já esta tudo rodando, sem nenhuma falha, mais tenho algumas duvidas.

1a. costumo rodar software harddisk sentinel e analisar a saúde dos disco rígido, tem como fazer isso no Xen:?
2a. caso uns dos hds apresente falha, consigo retirar o hd e ler os dados rapidamente em algum micro com Windows?
3a. é possível plugar algum hd sata já com dados do cliente e agregar em alguma VM c/ Windows?
4a. caso nobreak apresente falhas durante final de semana, e o servidor reboot inesperadamente por diversas vezes, as vm's ficam corrompidas ? é possível corrigi-las com alguma ferramenta tipo chkdsk?
5a.a opção exportar VM é a mesma coisa que fazer backup dela?
6a. o xen server possui comunicao com nobreak ? tipo software shutdown?
7a. um de meus cliente esta adquirindo um t420 com 8gb, 2tb sata em raid1, Windows 2012 server, vai ter o serviço de file server e active directory, minha duvida é se vale a pena instalar o xen ou não a necessidade, vou subir outro 2012 para bkp ad, e futuramente alguma outra vm.
desde já obrigado
Adriano
Editado pela última vez por brassup em 26 Ago 2014 23:03, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

Re:[Ajuda] Algumas Duvidas - 1a Instalacao.

Mensagem por marceloleaes »

Vamos as respostas

[quote="brassup"]
boa noite a todos
Este é o 1o. contato e Projeto com com Xen, Estou um tanto quanto receoso, quem puder esclarecer desde já agradeço.

Montei Xen 6.2 em um Dell t110, 5rede, 2gb Ram, 2 HD sata 500gb sem Raid. - Virtualizado 2 Pfsense c/256ram e 2003 server 512ram
Já esta tudo rodando, sem nenhuma falha, mais tenho algumas duvidas.

1a. costumo rodar software harddisk sentinel e analisar a saúde dos disco rígido, tem como fazer isso no Xen:?
*** Se existir pacote RPM é possivel instalar no host sem problemas
2a. caso uns dos hds apresente falha, consigo retirar o hd e ler os dados rapidamente em algum micro com Windows?
*** Seu servidor é raid por software, só possui drivers para Windows, como o Xen ficou sem raid, perdeu um dos discos, perdeu tudo
*** Portanto o ideal é fazer backup das vms, existe script no forum para fazer a quente sem parar as vms

3a. é possível plugar algum hd sata já com dados do cliente e agregar em alguma VM c/ Windows?
*** Através de gaveta USB sim
4a. caso nobreak apresente falhas durante final de semana, e o servidor reboot inesperadamente por diversas vezes, as vm's ficam corrompidas ? é possível corrigi-las com alguma ferramenta tipo chkdsk?
*** Muito raro corromper o sistema de arquivos do Xen, nunca passei por isto. Backup SEMPRE das vms para garantir
5a.a opção exportar VM é a mesma coisa que fazer backup dela?
*** Sim, quando você exporta leva a VM exatamente como está para fora do Xen e pode retornar sempre que precisar
*** O script de backup que usamos faz justamente isto, só que sem a necessidade da vm estar parada

6a. o xen server possui comunicao com nobreak ? tipo software shutdown?
*** Já instalei software APC diretamente no XEN , funciona perfeito
7a. um de meus cliente esta adquirindo um t420 com 8gb, 2tb sata em raid1, Windows 2012 server, vai ter o serviço de file server e active directory, minha duvida é se vale a pena instalar o xen ou não a necessidade, vou subir outro 2012 para bkp ad, e futuramente alguma outra vm.
*** Todo ambiente virtualizado oferece vantagens sempre, hoje subir máquina fisica te limita muito, mas vai da preferência de cada um

desde já obrigado
Adriano
[/quote]
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

Responder

Voltar para “XenServer”