[Tutorial] O que eu devo saber para começar a criar uma VM na Amazon AWS?

newtonhugo
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jun 2013 15:42
Status: Offline

[Tutorial] O que eu devo saber para começar a criar uma VM na Amazon AWS?

Mensagem por newtonhugo »

Salve pessoal do ITBR  8)

Neste post aqui: http://itbr.org/forum/cloud-computing/a ... -em-nuvem/ eu mostrei como criar uma conta na Amazon AWS e começar a usar os serviços oferecidos.

Agora o objetivo é mostrar um pouco melhor o ambiente para criarmos uma máquina virtual rodando Linux com a distro Ubuntu 13.04.

Diferente do Windows Azure, para criar uma máquina virtual linux e conectar-se por SSH, é preciso criar um certificado .pem que depois iremos transformar para .ppk e assim usar no putty e no winscp, por exemplo.

Vamos começar.
Esta é a home do console de gerenciamento da Amazon AWS, é nesta tela que temos os links dos principais serviços. Nosso primeiro passo é clicar em EC2
Imagem

1) Key Par: Vamos falar do certificado digital de autenticação. Com somente um certificado, podemos usá-lo em várias instâncias Linux, e sem ele, não conseguimos conectar via SSH.
Cria-los é muito fácil e rápido. No menu lateral à esquerda, vamos clicar em Key Par, aberto a página de configuração da nossa Key Par, clique em Create Key Par. Irá surgir um pop-up pedindo um nome, escolha um nome qualquer e clique em Create.
Imagem

Após criar o nosso certificado, é solicitado salvar o certificado em um local que não iremos perder, pois sem este certificado, é impossível conectar em qualquer máquina criada usando este certificado. 
Imagem

2) Security Groups: Vamos criar as nossas regras no firewall de cada instância Linux que criarmos. Este é o objetivo do Security Groups.

No menu lateral à esquerda, vamos clicar em Security Groups, após carregar a página, vamos clicar em Create Security Groups.
Um detalhe que vou explicar mais paara a frente, é a diferença entre EC2 e VPC, por enquanto, vamos criar as nossas configurações baseadas em EC2. Dito isto, na caixa que surgiu quando clicamos em Create Security Group, damos um nome, descrição e escolhemos a opção NO VPC.
Imagem

Criado o grupo de segurança, vamos liberar as portas mais importantes, no nosso caso a SSH e HTTP, portas 22 e 80, respectivamente.
Imagem Imagem

Na última imagem acima, eu liberei também a porta usada no MySql, mas fica a critério de cada um.
Chegou a hora de confirmar as alterações feitas, vamos clicar em Apply Rule Changes.
Imagem

Após criar o nosso certificado e o grupo de segurança, já temos o básico para criarmos uma instância usando a distro Ubuntu 13.04

3) Instâncias: Aqui podemos criar as máquinas virtuais Linux e Windows(com e sem MS SQL).
Vamos lá rodar uma máquina virtual com Ubuntu 13.04  8)

Clique em Instance e depois em Launch Instance. Irá surgir uma caixa para escolhermos entre 3 opções, vamos escolher a primeira e clicar em Continue.
Escolhemos a opção do Ubuntu 13.06 de 64bits e clicamos no botão Select. Um detalhe muito importante, todos os sistemas operacionais que estão sinalizados com uma estrela, fazem parte do plano FREE.
Imagem Imagem

Clicamos em Continue em detalhes da instância
Imagem

Na tela seguinte, podemos escolher o tamanho do disco da nossa VM. Vamos clicar em Edit e escolher o tamanho, depois clicar em Save.
Imagem Imagem

Como já criamos o nosso certificado, vamos escolher a Key Par que criamos anteriormente.
Imagem

Agora escolhemos o nosso grupo de segurança.
Imagem

Revisamos os detalhes da nossa máquina virtual e clicamos em Launch
Imagem

Simpes não? Agora temos uma máquina virtual rodando Linux Ubuntu 13.04, com regras de firewall de entrada definidos e um certificado de segurança.
Imagem

No próximo tutorial, vamos aprender a transformar o certificado .pem em certificado .ppk
Editado pela última vez por newtonhugo em 02 Set 2013 19:26, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
marceloleaes
Administrator
Administrator
Mensagens: 1516
Registrado em: 10 Jun 2013 12:45
Localização: Novo Hamburgo
Idade: 41
Contato:
Status: Offline

Re:[Tutorial] O que eu devo saber para começar a criar uma VM na Amazon AWS?

Mensagem por marceloleaes »

Show de bola !

Somente deixo uma sugestão, hospede as imgs no FlickR , dos serviços de hospedagem de imagem é o unico que nunca remove os uploads feitos  ;)

No demais, parabéns
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio

newtonhugo
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jun 2013 15:42
Status: Offline

Re:[Tutorial] O que eu devo saber para começar a criar uma VM na Amazon AWS?

Mensagem por newtonhugo »

Valeu a dica marceloleaes
Assim que tiver um tempo, eu troco as imagens.

Avatar do usuário
Elton
Administrator
Administrator
Mensagens: 1259
Registrado em: 10 Jun 2013 12:44
Status: Offline

Re:[Tutorial] O que eu devo saber para começar a criar uma VM na Amazon AWS?

Mensagem por Elton »

Newton qual a configuração que eles te disponibiliza nesse 1 ano de testes na maquina virtual ? posso instalar quantas vms tem um limite? vocẽ controla o gasto de processamento? tipo não sei se fui claro quanto sei que posso ultrapassar o limite do que posso usar de processamento e pagar mais?
"Colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos ..."

newtonhugo
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jun 2013 15:42
Status: Offline

Re:[Tutorial] O que eu devo saber para começar a criar uma VM na Amazon AWS?

Mensagem por newtonhugo »

Elton,
Há um limite de 750 horas de microinstância, que é o modelo compartilhado.
Há um alerta para caso você ultrapasse um certo valor, ser avisado antes.

Se você escolher os sistemas operacionais que estão dentro do pacote free, certamente as 750 horas vão dar para 1 ano de processamento grátis, caso ultrapasse, paga o que exceder.

Neste link tem mais detalhes: https://aws.amazon.com/pt/free/

Avatar do usuário
rubem_mn
Newbie
Newbie
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Jun 2013 11:41
Localização: Salvador
Idade: 33
Status: Offline

Re:[Tutorial] O que eu devo saber para começar a criar uma VM na Amazon AWS?

Mensagem por rubem_mn »

Bom dia senhores! Fiz o cadastro no Amazon, mais quando vou usar o EC2 pelo Manegement AWS emitir essa mensagem, eu estou esperando a dia esse email para ativar o serviço.

Segue o print
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Rubem Cerqueira - TI


“Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu Objetivo"

newtonhugo
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jun 2013 15:42
Status: Offline

Re:[Tutorial] O que eu devo saber para começar a criar uma VM na Amazon AWS?

Mensagem por newtonhugo »

Rubem,
você viu a sua caixa de spam? O e-mail pode ter caído por lá.


[quote="rubem_mn"]
Bom dia senhores! Fiz o cadastro no Amazon, mais quando vou usar o EC2 pelo Manegement AWS emitir essa mensagem, eu estou esperando a dia esse email para ativar o serviço.

Segue o print
[/quote]

Responder

Voltar para “Amazon AWS”